TEMÁTICA
Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério do Araçá, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO
No final do séc. XIX, numa área da cidade de São Paulo, distante do centro da cidade e a um quilometro do Cemitério da Consolação, já existente há quase 30 anos, dá-se início no ano de 1880 , respeitando as normas de higiene vigentes na época, um Hospital de Isolamento (hoje Hospital Emílio Ribas). Também como projeto inicial, em 1887 daria início à construção do novo Cemitério Público da cidade, o Cemitério do Araçá, ao longo da avenida Municipal (hoje avenida Doutor Arnaldo) em frente ao Hospital de Isolamento, com uma área de 222.000 m2. Construído nos altos da colina do Isolamento como era conhecido (hoje divisa dos bairros do Pacaembu e Pinheiros), o cemitério com mausoléus e túmulos de personalidades históricas e de importantes e tradicionais famílias paulistanas.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA DO SITE

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MATTEO BEI - Arte Tumular- 05 - Cemitério do Araçá, São Paulo


Detalhe da lápide

ARTE TUMULAR
Base tumular em granito cinza escuro rajado e mármore branco. As laterais da superfície tumular em mármore branco e a central em granito. Na parte frontal um portal em bronze dá acesso ao túmulo. Sobre a base central em granito, suporta outra base em mármore branco com as laterais facetada e com os nomes em bronze dos sepultados. A cabeceira tumular em granito, num nicho retangular aloja um baixo relevo em mármore branco de figuras de anjos. Na frente uma escultura em mármore de uma mãe com vestes muito fina, curvada sobre o filho morto, semi-nu, recostado nos seus joelhos (Uma alusão à Pietà). Com uma das mãos ela ampara a sua cabeça expressando o grande momento de dor. Encimando o cenáculo, destaca-se de cada lado uma tocha no granito com a chama em bronze, que significa a vitória. Debaixo de cada tocha, em bronze as letras gregas alfa e ômega (principio e fim). No alto da lápide o nome da família com letras em bronze (note a palavra família grafada em italiano)
Foto: Artexplorer
Descrição tumular:Helio Rubiales
05

PERSONAGEM
Matteo Bei (Montenagno, Camaiore, 30 de julho de 1880 — São Paulo, 11 de maio de 1946) foi um empresário ítalo-brasileiro do ramo imobiliário.
Morreu aos 66 anos de idade
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho de Salvador Bei e Catarina Barsotti, nasceu em 30 de julho de 1880, em Montenagno, a poucos quilômetros da cidade toscana de Lucca na Itália. Em 1899, com 19 anos emigra para o Brasil, como fizeram muitos outros italianos, fixando-se na cidade de São Paulo. Em1905, casa-se com Paulina Mei, com quem teve cinco filhos.
Em São Paulo, dedica-se a diversas atividades, até que, usando a sua habilidade empresarial e visão de desenvolvimento, concentra-se no ramo imobiliário, comprando grandes áreas de terra e loteando-as. Loteou diversas áreas em vários pontos da Capital, aproveitando o progresso e desenvolvimento do início do século XX, criando novos bairros e levando o desenvolvimento para outros. Foi um dos grandes loteadores da zona leste de São Paulo, onde há uma avenida em sua homenagem, no distrito de São Mateus , também criado por ele. Em São Vicente há uma escola municipal com seu nome.
MORTE
Faleceu em 11 de maio de 1946, em São Paulo.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário