TEMÁTICA
Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério do Araçá, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO
No final do séc. XIX, numa área da cidade de São Paulo, distante do centro da cidade e a um quilometro do Cemitério da Consolação, já existente há quase 30 anos, dá-se início no ano de 1880 , respeitando as normas de higiene vigentes na época, um Hospital de Isolamento (hoje Hospital Emílio Ribas). Também como projeto inicial, em 1887 daria início à construção do novo Cemitério Público da cidade, o Cemitério do Araçá, ao longo da avenida Municipal (hoje avenida Doutor Arnaldo) em frente ao Hospital de Isolamento, com uma área de 222.000 m2. Construído nos altos da colina do Isolamento como era conhecido (hoje divisa dos bairros do Pacaembu e Pinheiros), o cemitério com mausoléus e túmulos de personalidades históricas e de importantes e tradicionais famílias paulistanas.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA DO SITE

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FRANCISCA JÚLIA DA SILVA - Arte Tumular- 01 - Cemitério do Araça, São Paulo


Original que estava no cemitério: vista frontal
Original que estava no cemitério



Original na Pinacoteca em São Paulo


Vista do lado direito

ARTE TUMULAR
Magnífica escultura em mármore de carrara, medindo 2,50 x 1,10 metros, pesando 3 toneladas. O artista procurou aliar o refinamento da arte clássica ao vigor da arte moderna, para representar a poetisa, na mais augusta expressão dos seus olhos, do seu busto ereto, das suas mãos rítmicas, das suas vestes fina colada ao corpo, numa sensualidade criativa, há toda uma grandeza e beleza daquela musa impassível.
Em 2006, devido ao seu grande valor artístico e cultural, foi removida à Pinacoteca de São Paulo, Jardim da Luz, São Paulo, para restauração e exibição publica. No local da remoção foi colocada uma cópia em bronze.

Título da obra: Musa Impassível
Autor: Victor Brecheret (Farnese,Itália 1894 - São Paulo 1955).
Local: Quadra 6A, Terreno 9 (Cópia em bronze) e Pinacoteca de São Paulo (Original em mármore)
Fotos: PMSP e Pinacoteca.com.br
Descrição tumular:HRubiales
PERSONAGEM
FRANCISCA JÚLIA da Silva Munster (Xiririca, 31 de agosto de 1871 - São Paulo,1 de novembro de 1920) foi uma poetisa brasileira.
Morreu aos 49 anos de idade.
BIOGRAFIA
Francisca Júlia escreveu sua primeira poesia aos 5 anos de idade, durante seu momento de reflexão no banheiro. Sua poesia era sobre atividades vulcânicas. Descrevia nela, um vulcão que soltava gases e logo em seguida entrava em erupção,
No ano seguinte colaborou no Correio Paulistano e no Diário Popular, que lhe abriu as portas para trabalhar em O Álbum, de Artur Azevedo, e A Semana, de Valentim Magalhães, no Rio de Janeiro. Foi lá que lhe ocorreu um fato bastante curioso: ninguém acreditava que aqueles versos fossem de mulher e o crítico literário João Ribeiro, acreditando que Raimundo Correia usava um nome falso, passou a "atacá-lo" sob o pseudônimo de Maria Azevedo. No entanto a verdade foi esclarecida após carta de Júlio César da Silva enviada a Max Fleiuss.
A partir daí João Ribeiro empenha-se para que o seu primeiro livro seja publicado e, em 1895, Mármores sai pela editora Horacio Belfort Sabino. Já a essa altura era Francisca Júlia considerada grande poetisa nos círculos literários. Olavo Bilac louvou-lhe o culto da forma, a língua, remoçada "por um banho maravilhoso de novidade e frescura", sua arte calma e consoladora. Sua consagração se refletiu nas inúmeras revistas que começaram a estampar-lhe o retrato.
Em 1899 publica o Livro da Infância destinado às escolas públicas do estado. Sua intenção era começar no Brasil algum tipo de literatura destinada às crianças, algo que até então praticamente não existia. O livro trazia pequenos contos e versos "simples na forma, fluentes na narrativa e escritos no melhor e mais puro vernáculo", conforme acentuou Júlio César da Silva ao prefaciar o livro.
A experiência de Francisca Júlia com os versos infantis transferiu-se, em parte, para a sua terceira obra Esfinges, publicada em 1903. A grosso modo Esfinges é uma edição ampliada de Mármores, onde excluiu 07 composições e acrescentou 20 novas, sendo 14 inéditas.
Em 1904, no primeiro dia do ano, Francisca Júlia é proclamada membro efetivo do Comitê Central Brasileiro da Societá Internazionale Elleno-Latina, de Roma.

EM CABREÚVA
Embora vivendo um momento de consagração como grande poetisa até aquele instante, contudo, por razões nunca esclarecidas, Francisca Júlia abandona a vida pública em São Paulo e parte para Cabreúva, em 1906, onde sua mãe exercia o magistério. Passa a dedicar-se aos serviços domésticos e torna-se professora particular das crianças da região, dando aulas de piano, inclusive, a Erotides de Campos, que mais tarde viria a se tornar um famoso compositor paulista.
Foi quando conheceu um farmacêutico recém-formado da capital que lá estava de visita aos parentes. Apaixonam-se e fazem planos para o casamento. No entanto, devido a sua fama de doido na cidade, os mais íntimos se opõem ao matrimônio. Recebendo a recusa da poetisa, o jovem parte de Cabreúva com o intuito de voltar, o que não acontece: acaba se casando no Rio e todas as cartas de amor são devolvidas, chocantemente, numa caixa de sapatos.
A poetisa, então, decide voltar para São Paulo e aguarda a possibilidade de transferência da mãe para partir com ela, o que aconteceu em outubro de 1908, quando é removida para a escola de Lajeado. Ainda em Cabreúva, recusa o convite para participar da Academia Paulista de Letras por não querer ingressar sem o irmão. No mesmo ano faz a sua primeira conferência no salão do edifício da Câmara Municipal, em Itu, sobre o tema "A Feitiçaria Sob o Ponto de Vista Científico".
CASAMENTO E O FIM
Casa-se, em 1909, com Filadelfo Edmundo Munster (1865-1920), telegrafista da Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi padrinho de seu casamento o poeta e amigo Vicente de Carvalho. Nessa época já estava compenetrada em pensamentos místicos. Isola-se e vive para o lar, recebendo visitas esporádicas de jornalistas que publicam ainda poesias suas. Em 1912 sai seu último livro, Alma Infantil, em parceria com o irmão Júlio César da Silva, que alcança notável repercussão nas escolas do Estado quando grande parte da edição é adquirida pelo Secretário do Interior, na época, Altino Arantes.
Passa a explorar temas como a caridade, a fé, vida apos a morte, reencarnação e ideologias orientais diversas (budismo). Descobre, em 1916, a doença do marido (tuberculose) e mergulha numa depressão profunda, diz ter visões, que está para morrer e tem alucinações provenientes da intoxicação do ácido úrico. Com o passar dos anos a situação se agrava, suas poesias - as poucas que ainda escreve - retratam a vontade de uma mulher que almeja a paz espiritual fora do plano terrestre. Diz, em entrevista a Correia Junior, que sua "vida encurta-se hora a hora". Mesmo assim volta a escrever para A Cigarra e promete um livro de poesias chamado Versos Áureos
MORTE
Em 1920, Filadelfo, desenganado pelos médicos, vem a falecer no dia 31 de outubro. Horas depois do cortejo, no dia seguinte, Francisca Júlia vai para o quarto repousar e suicida-se ao ingerir excessiva dose de narcóticos, vindo a falecer na manhã de 01 de novembro de 1920.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

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