TEMÁTICA
Espaço destinado a apresentação da arte tumular e histórica contidas no Cemitério do Araçá, sem qualquer conotação religiosa doutrinária.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO
No final do séc. XIX, numa área da cidade de São Paulo, distante do centro da cidade e a um quilometro do Cemitério da Consolação, já existente há quase 30 anos, dá-se início no ano de 1880 , respeitando as normas de higiene vigentes na época, um Hospital de Isolamento (hoje Hospital Emílio Ribas). Também como projeto inicial, em 1887 daria início à construção do novo Cemitério Público da cidade, o Cemitério do Araçá, ao longo da avenida Municipal (hoje avenida Doutor Arnaldo) em frente ao Hospital de Isolamento, com uma área de 222.000 m2. Construído nos altos da colina do Isolamento como era conhecido (hoje divisa dos bairros do Pacaembu e Pinheiros), o cemitério com mausoléus e túmulos de personalidades históricas e de importantes e tradicionais famílias paulistanas.


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história. Este espaço destacará as obras contidas nos cemitério São Paulo, que abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.

MÚSICA DO SITE

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ANGELO CRISTOFORO -Obra: Transição - Arte Tumular - Cemitério do Araçá, S.Paulo


Detalhes

ARTE TUMULAR
Conjunto escultórico em granito negro polido e estatuário em bronze. Composto por bases de granito em diversos níveis para o arranjo das esculturas. A parte central, retangular tem na parte inferior uma porta de bronze decorado com alegorias religiosas, suportado por duas pequenas colunas, que dá acesso ao túmulo. Em continuidade forma o primeiro nível, o mais baixo do tumulo, formando a parte frontal tumular. Encimando a base mais alta (porta de bronze), uma figura vestindo uma túnica caminha para a passagem do umbral, o portal entre a vida e a morte, construído em forma reta. Com uma das mãos se apóia na coluna do portal como se relutasse na passagem e olha para cima onde aparece um crucifixo, representando que logo estará com Deus. Outra figura ao seu lado, com as mãos as mãos nas costa, auxilia e mostra o caminho. Do lado esquerdo, num nível mais alto, o cenáculo familiar, composto por uma mães com um bebê nos braços, enquanto ao seu lado outra criança, com uma das mãos erguidas para o alto e a outra segurando a mão do pai que está atrás. Num nível mais alto, ao lado da família, um anjo com túnica e véu, ergue com a mão o crucifixo, para onde todos olham. Do lado direito, num outro nível, uma guirlanda em bronze, representando a vitória. Envolvendo a guirlanda um laço entrelaçado, representando que havia em forte elo afetivo com a família. O destaque do vaso de bronze vazio rm primeiro plano, representa a separação da alma do corpo.
TÍTULO DA OBRA: Transição
Foto: Marcelo
Descrição tumular:Helio Rubiales
03

PERSONAGEM
Angelo Cristoforo (Faltam dados biográficos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário